quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vereadora reclama de poluição visual em João Pessoa

As publicidades não autorizadas em postes, lixeiras e paradas de ônibus da Capital foram tema de pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) reclamou da poluição visual nos locais públicos da Capital.

Segundo a parlamentar, a atividade fere o Código de Posturas do Município de João Pessoa, o qual rege que a exploração ou utilização de meios de publicidade e propaganda em locais públicos, ou em qualquer lugar de acesso ao público, depende de autorização prévia. Eliza Virgínia mostrou fotos de postes, lixeiras, pontos de ônibus e cabines telefônicas poluídos com cartazes de serviços como “Tenda do Amor”, Tarô e Búzios.
A vereadora apresentou um requerimento de sua autoria enviado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) solicitando informação sobre a retirada e a punição para quem afixar cartazes sem autorização nos locais públicos.

“Eles estão invadindo nosso espaço público, fazendo essa poluição visual absurda. Não tem uma pessoa sequer que já não tenha visto uma propaganda como essa. Eles não respeitam nem propagandas institucionais e colam em cima. Estamos envergonhados. Faz tempo que isso acontece e não vejo ações efetivas”, denunciou.

A parlamentar ressaltou que é necessária a realização de campanhas educativas para que as pessoas denunciem essa prática. “Nós precisamos conscientizar as pessoas e incentivá-las a denunciar. Há uma dificuldade de encontrar quem coloca esses cartazes, mas, se tem o telefone, um agente pode se passar por cliente e punir essas pessoas”, sugeriu




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário