

Na última sexta-feira(18/06/10) aconteceu o Encontro Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, fui convidada para falar sobre Juventude e Religiosidade para os jovens, pense numa sai justa? Todavia me surpreendi com o interesse de alguns jovens pelo assunto, eis a minha apresentação:
— Por que buscar a espiritualidade nos dias atuais?
1. Contexto dramático que vivemos, pais contra filhos, filhos contra pais, pedofilia, exploração sexual infantil, inversão de valores, falência da família como instituição divina...
2. Humanidade sofrida – fome, miséria, inexistência de dignidade, desemprego...
3. Meio Ambiente ameaçado - A ganância pelo dinheiro faz com que as pessoas destruam as riquezas naturais e conseqüentemente ameacem a raça humana e a biodiversidade num future muito próximo .
4. Mitos de exterminação das espécies – com o aceleramento da degradação humana pelas drogas, especificamente o crack, onde temos uma verdadeira pandemia, a quantidade de pessoas que estão entrando neste grupo de risco está cada vez maior. E isso contribui para que a população cresça menos e o que cresce, cresce sem saúde e já com as conseqüências da total desagregação social.
— Perguntas difíceis de responder
1. O que estamos fazendo aqui?
2. Qual o propósito da vida?
3. Qual o sentido da vida?
Apesar de muitos estarem se afastando da espiritualidade, muitos outros estão buscando respostas para todas estas perguntas na religião.
— VAZIO – existe um vazio no ser humano, uma falta de alguma coisa que não sabem responder, o que trás uma busca incansável de satisfação. O ser humano é inconformado por natureza, por exemplo, às vezes chega no meu gabinete alguém dizendo assim: Eliza arranje um emprego pra mim, qualquer coisa, eu preciso trabalhar. Com nosso conhecimento às vezes até conseguimos, e aí depois de alguns dias, a pessoa diz, o trabalho é muito pesado, ou, dá pra você arranjar mais um, ou, arranje um pra meu marido, ou pra minha esposa, o que ganho nesse não dá pra sustentar a família... ou seja é uma inconformabilidade muito grande e o pior é que as pessoas colocam sobre outras uma responsabilidade que não é devida.
— Procura de prazer - Principalmente entre os jovens, existe uma necessidade insaciável de prazer, isto é muito perigoso porque eles não conseguem enxergar o prazer em pequenas coisas da vida, como observar a natureza, no sorriso de uma criança, na comunhão familiar, num banho de mar, ..., ou seja, a felicidade não está nos grandes acontecimentos, a vida é feita de pequenos acontecimentos, não é todo o dia que encontramos o amor das nossas vidas, não é todo o dia que conseguimos o emprego dos sonhos, passamos no vestibular, ou ganhamos na loteria! Temos que viver cada momento como se fosse o último, a ajuda na tarefa dos filhos ou do irmão, isso é viver, arrumar a casa, acordar todo o dia, isso é viver! Caramba, o que é que as pessoas procuram? Só quem não tem Deus na vida é que não conseguem enxergar o prazer de viver.
— Conseqüências da procura do prazer continuo acarretam sérios problemas:
— DROGAS
Álcool (droga lícita)
Cigarro (droga lícita)
Maconha
Cocaina
Crack….
— PORÉM O VAZIO TEM EXATAMENTE O TAMANHO DE DEUS – Nenhum desses artifícios trará felicidade e paz. Todavia as pessoas tem medo da entrega de suas vidas à Deus . Pois acham que se entregar a Deus é deixar de viver intensamente.
Viver intensamente não significa viver desregradamente, sem disciplina, maltratando seu próprio corpo…
— Diferença entre Religiosidade e Espiritualidade – existe uma enorme diferença entre a religiosidade e a espiritualidade. São sentimentos e atitudes que andam juntos, porém podem se distinguir facilmente.
— A religiosidade está ligada a busca de algo em troca: Salvação – Você faz algo em troca de ser salvo, ir para o céu. As pessoas se sacrificam, se vestem, fazem penitencias, deixam de praticar certas atividades que gostam , tudo porque acreditam que estes rituais e práticas vão levá-las pra o céu. Neste ínterim, ferem pessoas que não compartilham da mesma fé, com tremenda falta de amor, e com muitas acusações. Onde você se submete a todos os rituais e sacrifícios por acreditar que aquilo te salvará , é um comportamento egoísta e as vezes insensível.
— ESPIRITUALIDADE
— A espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior e revela exatamente os frutos do espírito que são: benignidade, temperança, amor ao próximo, mansidão, ...
Amor ao próximo , compaixão, tolerância, capacidade de perdoar… Todos estes sentimentos trazem a felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário