terça-feira, 1 de julho de 2014

Vereadora Eliza Virginia propõe obrigatoriedade de intérprete de Libras em USFs da Capital

Essa é uma das 70 matérias de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PSDB) que tramitaram na CMJP no primeiro semestre de 2014.

No primeiro semestre das atividades legislativas de 2014 da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) teve aprovada em Plenário uma Indicação ao Executivo Municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. A medida tem o objetivo de atender as demandas de deficientes auditivos do Município. Segundo a Indicação, a disponibilidade do profissional ocorrerá por meio de agendamento prévio do deficiente com a administração da USF.

De acordo com a parlamentar, a medida tende a amenizar as necessidades dos deficientes auditivos que não podem transmitir com clareza os sintomas sofridos sem que haja a devida interpretação para o médico. Com a disponibilização do profissional intérprete, o médico terá mais facilidade para diagnosticar e tratar adequadamente, sabendo de maneira mais clara os sintomas do paciente.

“Cabe à Administração Pública oferecer ao cidadão meios para que haja não apenas a existência de serviço público, mas também para que este serviço seja acessível a todos, respeitando, inclusive, as peculiaridades dos deficientes”, justificou a vereadora, que ainda teve aprovada Indicação para que haja também a obrigatoriedade de intérprete de Libras em eventos e atos da Administração Pública.

Para Eliza Virgínia (PSDB), a acessibilidade é pré-requisito da efetividade da prestação de serviços à população, por isso, há a necessidade de intérpretes em eventos da Administração Pública. “Como reivindicarão direitos se não há a interpretação da opinião da Administração, nem se podem fazer entender, pois simplesmente nem todos os cidadãos compreendem a Língua Brasileira de Sinais?”, indagou.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário