
Eu creio que o que está acontecendo com a humanidade é uma crise de egoísmo tão intensa e sem precedente, que as pessoas estão desconhecendo as suas obrigações e responsabilidades. Ou seja, querem realmente a viver como algumas espécies de animais, digo alguns, porque nem todos os animais se comportam como alguns seres humanos. A galinha, por exemplo, cuida muito bem dos seus pintinhos, protegendo-os e ajudando-os a crescer.
Essa crise de egoísmo acompanhada pela “luta” pela sobrevivência, de preferência sem responsabilidades, livres e desimpedidos, onde o ser humano surta na possibilidade de entender que pode sobreviver melhor as custas da anulação, do maltrato e até da extinção do seu dependente, por reconhecer que aquele que depende dele, na verdade é um concorrente da sua liberdade. E é aí que nos deparamos com comportamentos vistos muitas vezes no mundo animal, onde sobrevive quem é o mais forte fisicamente.
Não é raro vermos nos telejornais exemplos que justificam essas a afirmações:
“Pai mata seus dois filhos, e se mata.” – Puro egoísmo, se ele não for feliz ninguém mais será.
“Mãe tem filho e joga no rio, ou na privada”. Puro egoísmo novamente. “Essa criança só vai me atrapalhar, ou como vou encarar as pessoas com esse filho.
“Pai abusa da filha”. Outro exemplo de egoísmo. Para se satisfazer abusa da filha ou enteada, mesmo sabendo o mau que esta produzindo nesta criança.
Mãe não acredita que a filha tenha sido abusada pelo seu namorado. Essa é uma das mais cruéis provas de egoísmo, o primeiro foi quando não soube conduzir seu casamento, ou a sua união com o pai verdadeiro da criança e ainda não acredita ou coloca a culpa na filha pelo abuso sexual que seu atual namorado praticou na sua própria filha.
O QUE DIFERENCIA O SER RACIONAL DO IRRACIONAL?
Ou o ser humano do Animal? – Além da dotada inteligência que Deus lhe deu quando o criou. Deu o poder sobre todos os animais e seres vivos existentes sobre a terra dando-lhe inteligência para isto. Ao longo do tempo o homem foi se aperfeiçoando: Educação – Temos vários chavões : A educação é a fonte do conhecimento - A escola é a máquina da democracia, O conhecimento é a fonte da democracia, o conhecimento é a fonte do poder,... No entanto, quando começamos a ver milhares de pessoas que estão a margem do conhecimento, da educação, da dignidade, podemos observar que as características mais irracionais do ser humano começam a sobressair na íntima luta , inconsciente até, pela sobrevivência. Daí então começamos a observar a luta pelo pão, seja trabalhando, ou roubando. A lutar por uma vida melhor, ou vez seja através do trabalho ou pela sabotagem mesmo, passando a perna, enganando,... e quando nesse caminho este ser humano se depara com as drogas, cega seu entendimento, ele agora vai fazer tudo o que a droga mandar, agora não só para sobreviver, mais para alimentar seu vicio. Sendo que agora ele faz tudo àquilo que antes fazia, só que com mais coragem, mais audácia e atrevimento, sem saber que esta caminhando para a sua inexistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário